Quer ter uma pele perfeita? Comece de dentro para fora.

Muitas vezes ouvimos (e dizemos) que a beleza deve vir de dentro pra fora, e isso se aplica também fisicamente. Nosso corpo se mostra melhor quando cuidamos dele, e a pele não foge à regra. Muito falamos em cuidados externos com limpeza, tonificação, esfoliação e hidratação e acabamos nos esquecendo do mais importante para manter a saúde da pele: a alimentação.

A ingestão correta e equilibrada de vitaminas, minerais e fibras é fundamental para manter a elasticidade, a maciez e o viço natural do tecido.

Se você deseja ter pele mais firme, aposte em proteínas de boa qualidade e colágeno, como peixes, ovo e carnes magras.

Pessoas com pele oleosa – que geralmente têm tendência à acne e espinhas – devem cuidar com a ingestão de açúcar e alimentos refinados (pães e massas com farinha branca, por exemplo), e dar preferência a alimentos ricos em ômega 3 (azeite, linhaça, peixes de água fria).

Quem tem a pele seca precisa dar mais atenção à hidratação, para isso, pode abusar de alimentos fontes de vitamina E (milho e sementes de girassol, por exemplo).

Conheça os alimentos que contribuem para a saúde da pele:

Lentilhas

Rica em fibras e zinco, é um anti-inflamatório natural, aumenta a circulação sanguínea, aumentando a oxigenação do tecido epitelial.

Vegetais escuros

As folhas de espinafre contêm luteína, que protegem a pele dos raios solares; e o brócolis, por exemplo, é rico em magnésio, zinco e cálcio, que são fundamentais para o funcionamento celular.

Vegetais alaranjados

O betacaroteno presente em cenoura, manga e abóbora, por exemplo, mantém a pele macia e viçosa, e ainda estimula a produção de melanina, contribuindo com o bronzeado.

Ovos

A pele é formada basicamente de proteína (queratina), e os ovos são fonte de proteína rica de fácil absorção.

Beterraba

O ácido carboxipirrolidônico presente na beterraba ajuda a manter as células da pele hidratadas, no entanto, é preciso consumir crua.

Oleaginosas

Excelente fonte de proteína vegetal, as oleaginosas são, também, ricas em vitaminas e fibra. O selênio ajuda no rejuvenescimento celular.

Gelatina

O colágeno é importante para dar elasticidade ao tecido epitelial, ajuda no processo de cicatrização, regeneração e combate à flacidez.

Laranja

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja auxilia na manutenção da elasticidade, mantendo as fibras de colágeno unidas.

Chocolate

As fórmulas com mais de 70% de cacau são ricas em antioxidantes, flavonoides e ácidos graxos, que ajudam no rejuvenescimento celular.

Óleo de coco

Também combate o envelhecimento precoce da pele, mantém a hidratação e a maciez. Fonte de ácido láurico e vitamina E, o óleo de coco pode ser ingerido ou utilizado como creme, diretamente na pele.

Chá verde

Quando ingerida quente, a bebida ajuda a liberar catequinas, que são antioxidantes e anti-inflamatórias.

Sementes

Ricas em vitamina E, selênio, magnésio e proteínas, hidratam a pele e combatem as rugas. Aposte em sementes de chia, linhaça, girassol e abóbora!

 

Não custa lembrar que beber ao menos 2 litros de água por dia é importantíssimo pra saúde do seu corpo e da sua pele, assim como investir em um bom creme hidratante.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.